segunda-feira, 26 de setembro de 2016

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Encontro Nacional USKP - Vamos desenhar o Porto (2)


E estes são os últimos do "Vamos Desenhar o Porto".


Os prédios do Cais da Ribeira


O Edifício da Camara Municipal do Porto

Rua da Bainharia


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Encontro Nacional USKP - Vamos desenhar o Porto

A convite dos Urban Sketchers Norte, fomos desenhar o Porto. Desta vez, fomos de Alfa-Pendular, e foi giro. Com percursos definidos, foi uma grande maratona, pois o Porto é muito bom de desenhar, com montes de assuntos. Se não houvesse percurso pré-estabelecido, teria sido difícil, desenhar os assuntos que interessavam para o livro.

Torre dos Clérigos e Hotel Intercontinental
Mercado Ferreira Borges

A Muralha Fernandina

Á esquerda a "Casa do Infante"



quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Estação de Santa Apolónia

Em Lisboa na Estação de Caminhos de Ferro de Santa Apolónia.
Confortávelmente sentado num banco do interior da Estação, para o que me chamou á atenção, o colorido e amontoado de casas, na parte exterior da estação. Difícil, devido ao constante vai e vem de comboios, que tapavam a vista.

Entre comboios, em Santa Apolónia

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Almada


Fragata Vasco da Gama

Submarino Arpão



Almada


Dia bem passado, na Base da Marinha Portuguesa do Alfeite. Encontro dos Urban Sketchers de Portugal, para visitar o submarino "Arpão" e a Fragata "Vasco da Gama".
Depois de uma apresentação geral das funções da Marinha no geral, passámos à visita do submarino.
Foram organizados em 3 grupos, indo um de cada vez. Fui no 3º grupo, e correu tudo bem. São condições muito difíceis para trabalhar.
Depois de almoçarmos, fomos visitar a Fragata "Vasco da Gama", fomos muito bem recebidos, gostei muito.






quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Azóia

Moinho D. Quixote 

Azóia

Fim de tarde fresquinho, em Sintra. Na Azóia no Bar-Restaurante "Moinho D. Quixote", uma bela esplanada virada para o Guincho e Oceano, perto do sítio mais ocidental da Europa.

Vista da Azóia para a praia do Guincho.

domingo, 4 de setembro de 2016

Largo do Carmo

Roque Gameiro, um dos maiores aguarelistas portugueses, pintou Lisboa como ninguém e o Pedro Cabral propôs aos USkP desenharem  os pontos de vista escolhidos por ele. As suas aguarelas estão publicadas num livro com o título de " Lisboa Antiga". Muitos dos locais estão hoje completamente diferentes. Não é o caso deste local que se reconhece na sua pintura.
Fui com o Mário  desenhar para o Largo do Carmo para participar neste desafio. Procurámos o ponto de vista pretendido e abrimos as cadeiras, onde nos sentámos confortavelmente de caderno na mão. Mas desenhar aquele chafariz tornou-se um pesadelo... Primeiro porque era difícil e depois porque uma camionete do lixo, avariou mesmo por detrás de nós e ficou  a lançar um cheiro a borracha queimada  para a atmosfera. Resultado, fugi dali a mais rápido que pude.


Largo do Carmo

Um trabalho difícil de executar, por vários motivos, mais o calor e a poluição.
Sim a poluição que uma camioneta de recolha de vidrão, que se avariou por trás de nós, deixando no ar um cheiro a borracha queimada.
Mas o que interessa é o trabalho e este gosto.

O chafariz do Largo do Carmo.