quinta-feira, 3 de março de 2016

Turim, Itália - 2015


1º Retiro de Diários Gráficos "O espiritual no Desenho", organizado pelo Mário Linhares, onde me trocaram as voltas, pois eu ia só a acompanhar a Ana, e levava uma câmara fotográfica para fazer os meus registos, mas na primeira saída, deram-me um caderno e apesar da minha recusa, o Mário Linhares, disse que eu ficaria com o caderno e que fizesse com ele o que quisesse.
E no primeiro desafio, pumba, aconteceu o primeiro sketch, com uma peça encontrada no chão, pela Ana, que me emprestou uma caneta e aguarelas.
Assim comecei a desenhar no dia 26 de Março de 2015.

O meu primeiro sketch.
 Ficámos alojados no Convento da ordem da Consolata no centro de Turim, e daí partíamos todos os dias para os desafios indo fazer todas as refeições no convento. Fazíamos a partilha dos trabalhos todos os fins de dia, falando desse mesmo desafio.

No excelente Museu da "Consolata".
 No museu da Consolata, com um espólio enorme, fomos acolhidos pelo membro dessa ordem com a função de cuidador Quatroochi (quatro olhos), que é uma enciclopédia viva.

Museu da Consolata.

1 comentário: